“ O crescimento da população urbana sem planificação prévia, criou graves problemas de “massificação”, originando desenraizamento, alteração e adulteração de valores e marginalidade.”
Colmatar o vazio cultural existe nas cidades e nos centros urbanos em geral;
- As grandes cidades e centros urbanos, representam comunidades de pessoas de diversas culturas, formas de estar e interpretar a vida em sociedade. Este é um dos objectivos clássicos da Animação Sociocultural;
- Salvaguardar a identidade de cada um, desenvolver acções culturais e sociais descentralizadas e realizá-las nos locais onde vivem as pessoas;
- Respeitas a diferença como ponto de partida para encontrar a igualdade;
- Procurar lutar pela defesa da identidade de cada individuo, de acordo com as suas necessidades, as suas preocupações, os seus interesses, os seus medos e receios, mas também com os seus prazeres, as suas capacidades e incapacidades, a sua criatividade ou falta dela, e, muitas vezes não temos isso em conta, as suas limitações e as suas falhas;
- Estimular e permitir as relações interpessoais;
- Combater a realidade do dia-a-dia que transforma os indivíduos em criaturas anónimas, separadas, passivas, deprimidas;
- Ajudar a que as pessoas se encontrem, convivam, participem, e que sinta o seu local de vida como seu;
- Estimular a participação cidadã;
- Potenciar o multiculturalismo.
Trabalhar com crianças ou com idosos, implica sempre o respeito pela identidade de cada um, o respeito pelas suas características individuais, o estímulo pelo convívio, pelo incentivo á participação etc.
Outros objectivos complementares:
- Evitar que se acentue (cada vez mais) o fosso existente nos diferentes sectores da sociedade;
- Corrigir o grande vazio produzido nos centros urbanos;
- Criar espaços de convívio e convivência;
- Incentivar e facilitar os contactos interpessoais;
- Criar assim as condições onde possam surgir a participação, a criatividade, a expressão e a contestação.
Combater o desenraizamento dos cidadãos e a debilitação do tecido social.
A ASC, como pedagogia da cultura, luta pela abolição das desigualdades Socioculturais entre os membros de uma comunidade;
A ASC deve dar lugar a projectos concretos que devem nascer da comunidade com a finalidade de a transformar e melhorar;
A ASC aplica o postulado metodológico e pedagógico da “proximidade “ ou “vizinhança vital”;
Procurar intervir na construção de redes sociais para a “acção mediadora” e para a “comunicação de encontro”;
Incentivar e estimular nos indivíduos o gosto e a importância da Educação, como a melhor estratégia para que os colectivos sociais se identifiquem com a sua comunidade.
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