quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A Animação Sociocultural Como Prática Social e Humana

Em traços muito gerais, aqui fica uma apresentação breve da Animação Sociocultural, tal como nós a entendemos. Não podemos dissociar a Animação Sociocultural da vida Humana, da evolução civilizacional. A Animação resulta, não de uma concepção temporalmente fixada, mas da prática quotidiana do ser humano, que vai apresentando diferentes formas e contextos no decorrer dos tempos... Este conjunto de diapositivos foi apresentado numa conferencia que decorreu na Futuralia, no dia 11 de Dezembro de 2008 e apresentada pelos alunos do IDS - Patricia (3.º ano), Dumitru (2.º ano) e Jair (1.º ano).

Para os que fazem da Animação a sua profissão, gostaríamos muito que se revissem nestas palavras e imagens e que comungassem connosco esta paixão que é "dar vida" a uma sociedade cada vez mais egoista e anónima onde impera o isolamento e a solidão.


















3 comentários:

  1. Estou a tirar o curso de animadora socio cultural, neste momento estou a fazer estágio, o que estou a adorar, embora não seja com o público alvo que eu queria, mas como tenho que cativar os idosos, muitas vezes sinto falta de ideias para os cativar, visto eles só quererem fazer trabalhos manuais.
    será que pode colocar alguns exemplos?
    Obrigada
    Inês Coutinho

    ResponderEliminar
  2. Inês: Sou animador sócio cultural e também fiz o meu estágio junto da 3ª idade, embora o meu alvo fossem as camadas jovens. Posso dar-te algumas dicas, se estas ainda vierem a tempo. contacta-me para pechem@enxerim.com

    joaquim reis

    ResponderEliminar
  3. Bom dia:
    Sendo este blog, um sitio destinado à Animação sócio-cultural, uma área muito vasta e crucial ao nível da intervenção social, aceitam-se candidaturas para animadores sócio-culturais na área da terceira idade. Mais informações em 962840855

    ResponderEliminar