

1. Condições Gerais
Definir claramente os objectivos operacionais relativos às actividades Socioculturais, bem como as necessidades, hábitos, interesses e expectativas do público-alvo.
1.1 Princípios/regras de a ter em atenção quando se cria um plano de actividades
- Respeitar as diferenças religiosas, étnicas e culturais, entre outras, dos participantes (grupo);
- Promover a autonomia e a qualidade de vida;
- Respeitar cada pessoa, individualmente, tendo em conta as suas capacidades, potencialidades, hábitos, valores e costumes, interesses e expectativas.
- Promover a participação activa de todos nas diversas fases da planificação das actividades;
- Promover a comunicação, a convivência e o dialogo no grupo (participantes)
- Considerar que as actividades a propor dependem do projecto de vida de cada um, dos seus hábitos e da sua motivação, bem como dos estímulos que lhe são oferecidos.
O Plano de Animação Sociocultural deve ser elaborado com base nos seguintes elementos:
Objectivos operacionais da área/ sector;
• Necessidades, interesses, hábitos, expectativas, competências e potencialidades dos elementos do grupo (participantes)
• Planos de forte componente Individual, de forma a rentabilizar as características de cada elemento participante.
• Recursos disponíveis na comunidade, próxima e alargada;
• Recursos disponibilizados pelos parceiros, formais e informais;
• Resultados de monitorizações e avaliações do Plano de Animação Sociocultural .
1.3 Estrutura
O Plano de Animação Sociocultural, que tem início com o diagnóstico. Deve sistematizar de forma simples, segundo cada actividade sociocultural tipo, os seguintes elementos:
• Necessidades, expectativas e interesses do grupo (participantes);
• Objectivos gerais de intervenção e específicos a alcançar nas actividades lúdicas, culturais e outras;
• Resultados de monitorização e avaliação desenvolvidas em anos anteriores ou em iniciativas e actividades outrora realizadas;
• Recursos internos e externos identificados.
O gestor do processo deverá sistematizar os elementos mencionados, preferencialmente, de acordo com a tipologia do seu público-alvo, adoptando ou construindo para o efeito aquela que considere mais adequada
O Plano de Animação Sociocultural poderá conter um conjunto diversificado de actividades de tipo:
Quotidiano Lúdico / Recreativo,
Cultural Desportivo,
Festivo Formativo
Espiritual Religioso
Outras
Objectivos e indicadores
- Calendarização Anual e “Produtos”
- Descrição
- Local de realização
- Nº de vezes a realizar
Horários/períodos do dia deverá ser realizado
Para a globalidade de cada actividade tipo são definidos, pelo menos, os seguintes itens
Recursos: Financeiros, Humanos, Materiais e Parcerias a afectar;
Tarefas (com respectiva calendarização e responsáveis internos e externos);
Responsáveis de execução e supervisão;
Capacidade de participantes a abranger;
Estimativa de custo
Os “produtos” podem e devem ser o mais variado possível e abranger múltiplas áreas:
Lúdico - recreativo
Cultural
Desportivo
Espiritual e/ou religioso
Intelectual / formativo
Quotidiano
Social
Um Plano de Animação Sociocultural, poderá (e deverá, sempre que possível) incorporar um
Projecto de Animação Sociocultural
1.4 Projecto de Animação Sociocultural
- Denominação do projecto;
- Fundamentação, Natureza do projecto;
- Descrição do projecto;
- Objectivos Finalidade do projecto
- Beneficiários/Público Alvo
- Metas
- Determinação das actividades e tarefas a realizar, Produtos
- Metodologia e técnicas utilizadas
- Localização física e cobertura espacial
- Determinação dos prazos – calendarização das actividades Determinação dos recursos
- Calculo de custos de excussão e elaboração de um orçamento
- Guia para programar actividades – programa
- Avaliação
Determinação dos prazos e calendários de actividades
Determinação dos recursos necessários (humanos, materiais, técnicos, financeiros, estrutura financeira e calendário financeiro)
Cálculo de custos de elaboração e execução do projecto
Coordenação do projecto
Indicadores de avaliação do projecto
Factores externos e condicionantes ou pré-requisitos para o sucesso e impacto do projecto.
2. MONITORIZAÇÃO, AVALIAÇÃO E REVISÃO DAS ACTIVIDADES SOCIOCULTURAIS
O Plano de Actividades Socioculturais deve ser monitorizado, através dos registos efectuados pelos participantes e/ou colaboradores nos instrumentos criados para o efeito.
O Plano de Actividades Socioculturais é avaliado e revisto anualmente e/ou sempre que necessário, através do envolvimento de todos os intervenientes (colaboradores directos e indirectos), com vista a melhorar a qualidade dos serviços e adequá-los às necessidades e expectativas dos participantes.
O objectivo da avaliação é medir a eficiência e a eficácia do Plano e o impacte que este está a ter no grupo. Por conseguinte, a avaliação deverá permitir medir:
• O impacte dos serviços no melhoramento da autonomia e qualidade de vida dos participantes;
• Se os objectivos definidos por actividade sociocultural tipo foram alcançados;
• A adequabilidade dos objectivos de cada actividade sociocultural tipo e produtos ao diagnóstico síntese, nomeadamente no que se refere às necessidades, expectativas e interesses do grupo;
• A satisfação do cliente e/ou pessoa (s) próxima(s) no desempenho e “produtos” oferecidos por actividades tipo;
• A adequabilidade dos recursos utilizados e o custo envolvido na realização do Plano;
O “Animador - gestor do processo” define com a equipa os indicadores de monitorização e avaliação, assim como os instrumentos metodológicos específicos, tais como:
• Entrevistas/questionários de satisfação dos participantes e pessoas próximas;
• Pareceres técnicos em domínios específicos;
• Registos
Os indicadores de monitorização e avaliação, são definidos simultaneamente aquando da elaboração da planificação de actividades.
O responsável pelo incremento do Plano de Animação Sociocultural deve elaborar registos para evidenciar os resultados da monitorização e avaliação do Plano de Animação Sociocultural, sendo que estes devem fazer parte integrante do respectivo dossier, constituído para o efeito.
Sempre que sejam envolvidos outros serviços e/ou intervenientes (externos ou internos) com responsabilidade na prestação directa ou indirecta do Plano de Animação Sociocultural, estes devem ter conhecimento, em tempo útil, das revisões e alterações ao Plano.
Para a revisão do Plano devem ser considerados os seguintes elementos:
• Resultados da monitorização mensal;
• Resultados obtidos no relatório de avaliação do Plano de Animação Sociocultural;
• Resultados das Entrevistas de Avaliação Diagnostica;
• Informação proveniente da avaliação da satisfação de todos os participantes
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